COORDENADORA DO CURSO DE PSICOLOGIA
   
Kiria Karine Lins Martins Ribeiro

http://lattes.cnpq.br/1456777584155175

Bacharel em Psicologia e Psicóloga (CRP 22/00411), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestre em Educação Escolar. Conselheira do I Plenário do Conselho Regional de Psicologia – 22ª Região na Gestão de 2013-2016. Experiência como docente, pesquisadora e psicóloga de serviços de apoio ao estudante do ensino superior.

MISSÃO DO CURSO

Preparar profissionais éticos e críticos, capacitados para o exercício da Psicologia, enfatizando o domínio da diversidade teórico-metodológica das ciências psicológicas e suas práxis e o engajamento do profissional na sociedade.

PERFIL DO PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Curso de Psicologia proposto pelo IESMA – Instituto de Ensino Superior do Maranhão – tem como objetivo a formação de psicólogos e psicólogas que atuem na promoção da saúde mental, da qualidade de vida e bem-estar psíquico da população em geral. Estes profissionais deverão contribuir para a investigação, o desenvolvimento, expansão e democratização do conhecimento científico da Psicologia, bem como das possibilidades de sua aplicação prática.

A proposta está voltada à formação de um Psicólogo que domina o conjunto amplo de habilidades e competências que possibilite uma visão ampla da diversidade que marca a Psicologia como campo de conhecimento e de intervenção. Para tanto, conta com estrutura curricular que, na sua formação básica, abrange as diferentes teorias, métodos e técnicas de investigação e intervenção que constituem área geral de conhecimento da Psicologia. Além disso, reserva espaço para o estudo, a reflexão e o debate sobre temas atuais e referentes a áreas interdisciplinares da Psicologia no contexto macro e micro social.

O curso pretende oferecer formação ao Psicólogo que atuará em uma realidade econômica e sociocultural, prestando serviço à comunidade local e regional, preocupando-se com a interdependência dos aspectos teóricos e práticos da Psicologia. Para isso, deverá ser capaz de contextualizar o conhecimento psicológico em seu entorno social.

Visa também capacitar profissionais voltados para as atividades de diagnóstico e intervenção em organizações educacionais, de saúde e/ou saúde mental, de trabalho, nas políticas públicas e outras organizações sociais, na perspectiva da melhoria das condições de vida, quer sejam de natureza individual ou coletiva. Desenvolverá, para isso, habilidades específicas de diagnóstico, planejamento e intervenção clínica e institucional, de assessoria e acompanhamento, tanto em âmbito individual, quanto grupal e comunitário.

A proposta de curso incorpora, adicionalmente, caminhos alternativos para que o formando concentre e aprofunde o domínio de conhecimentos e habilidades para lidar com questões e fenômenos relevantes para a população. Assim, além da formação generalista, o curso enfatiza as competências interpessoais, a capacidade para o trabalho em equipes inter e multidisciplinares, integrando o saber psicológico à prática de outros profissionais, de forma a favorecer a formação do aluno em duas ênfases: Psicologia e Processos Clínicos e Psicologia e Processos Psicossociais.

 

 

Portaria de Autorização: Nº 106, de 05 de abril de 2016.
Modalidade: Bacharelado.
N° de vagas: 100 anual.
Carga Horária de: 4.184.
Turno: Integral (com aulas no turno matutino).
Duração: de 10 a 12 semestres.