Coordenação do Programa de Graduação em Direito:
   
Coordenação Geral: Prof. MSc.Artur da Rocha
http://lattes.cnpq.br/1573092011684704
 
Graduado em DIREITO pela Universidade Federal Fluminense (1995) e MESTRADO em Direito das Relações Econômicas pela Universidade Gama Filho (2000). Atualmente é PARECERISTA DO GUIA ABRIL DO ESTUDANTE da Editora Abril na área do direito (Certificado de Parecerista de outubro de 2008/2011), é também AVALIADOR DO SISTEMA MEC/INEP.
   
Coordenadora Adjunta: Profª Esp. Paula Regina Pereira dos Santos Marques Dias
http://lattes.cnpq.br/1380184690245016
 
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Advogada inscrita na OAB/MA 7480 (2005). Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Especialista em Direito Processual Civil com Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - SC. Professora no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - IESMA/UNISULMA. Coordenadora Adjunta do Curso de Direito do IESMA/UNISULMA. Coordenadora Geral do Projeto de Extensão: Idoso tem direitos e direito a ser saudável. Professora Substituta da Universidade Federal do Maranhão (2007-2009).
   

Coordenadora Núcleo de Práticas Jurídicas: Profª Esp. Sarah Lamarck
http://lattes.cnpq.br/0672183479750018

 
Graduação em Direito pela UFMA - Campus II de Imperatriz (2003). Especialista em Direito Civil e Processo Civil - Faculdade Mauá (2009). Advogada militante desde 2003, em Andrade, Costa & Lamarck Advogados. Experiência na área de Direito Civil e Processual Civil, Ensino Jurídico, Direito Educacional e Projetos de Ensino e Extensão, tais como “"Direito de Família no Teatro", "Direito na Prática", “NPJ UNISULMA nos bairros”, Oficinas de Capacitação do NPJ UNISULMA. Professora Universitária do Curso de Direito da UNISULMA, responsável pelo estágio supervisionado do curso de Direito.

 

Portaria de Autorização: n° 1367 de 21/07/2006.
Portaria de Reconhecimento: nº 471, de 22 de novembro de 2011 (DOU 24/11/2011).
Modalidade: Bacharelado.
N° de vagas: 200 anual.
Carga Horária de: 3796.
Turno: matutino e noturno.
Duração: de 10 a 12 semestres.

Estrutura Curricular Vigente
Estruturas Curriculares por Turma de Ingresso

Missão do Curso

O Curso de Direito do IESMA tem como missão preparar profissionais éticos e críticos, capacitados para o exercício das profissões jurídicas, enfatizando a formação técnico-jurídica, humanística e prática, comprometidos com a justiça social.

 

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Direito do IESMA assegurará, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania, consoante o que dispõe o Art. 3º, caput, da Resolução CNE/CES nº. 9, de 29/09/2004.

O profissional do Direito deve receber em sua formação um mínimo de habilidades e competências, consideradas a realidade concreta de seu campo de atuação e as diversas possibilidades de sua inserção no mundo do trabalho, sendo ainda, observadas as expectativas sociais e as possibilidades institucionais apresentadas para a sua formação.

Assim, o Curso de Graduação em Direito do IESMA, possibilitará no perfil específico do graduando, a formação do profissional do Direito que revele, no mínimo, as seguintes habilidades e competências:

a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;

b) interpretação e aplicação do Direito;

c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e outras fontes do Direito;

d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;

e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;

f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;

g )julgamento e tomada de decisões;

h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

 
Rua São Pedro, S/N, Jd. Cristo Rei - CEP: 65907-070 - Imperatriz-MA - (99) 3528-2290 / (99) 3526-6919 |::|::| Todos os diretos reservados à UNISULMA.