Coordenação do Programa de Graduação em Direito:
   
Coordenação Geral: Profª Esp. Paula Regina Pereira dos Santos Marques Dias
http://lattes.cnpq.br/1380184690245016
 
Mestranda em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela PUC-Goiás. Especialista em Direito Processual Civil com Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - SC. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Advogada inscrita na OAB/MA 7480 (2005). Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Professora no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - IESMA/UNISULMA, desde o ano de 2007. Coordenadora Geral do Curso de Direito do IESMA/UNISULMA. Coordenadora Geral do Projeto de Extensão: Idoso tem direitos e direito a ser saudável.
   
Coordenação Adjunta: Profª MSc. Ediana di Frannco Matos da Silva Santos
http://lattes.cnpq.br/0505660868790507
 
Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2013). Especialista em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense – FAMA (2006). Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Pará – CESUPA (2005). Coordenadora Adjunta do Curso de Direito no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA/IESMA. Professora no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA/IESMA (2009) nas disciplinas Ética Geral e Profissional, Direito Processual Penal I, Direito Penal I, Monografia I e II. Coordenadora do Projeto de Extensão Júri Simulado e da Visita Técnica no Complexo de Polícia Judiciária de Imperatriz.
   

Coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas: Profª Esp. Sarah Lamarck
http://lattes.cnpq.br/0672183479750018

 
Mestranda em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela PUC-Goiás. Bacharel em Direito pela UFMA - Campus II de Imperatriz (2003). Especialista em Direito Civil e Processo Civil - Faculdade Mauá (2009). Membro do NDE e do Colegiado do Curso de Direito do IESMA/UNISULMA. Membro da CPA do IESMA/UNISULMA. Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do IESMA/UNISULMA. Advogada militante desde 2003 (OAB/MA nº 6.681), em Andrade, Costa & Lamarck Advogados. Experiência na área de Direito Civil e Processual Civil, Ensino Jurídico, Direito Educacional e Projetos de Ensino e Extensão. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado e Políticas Públicas (CNPQ/PUC-GOIÁS).

 

Portaria de Autorização: n° 1367 de 21/07/2006.
Portaria de Reconhecimento: nº 471, de 22 de novembro de 2011 (DOU 24/11/2011).
Modalidade: Bacharelado.
N° de vagas: 200 anual.
Carga Horária de: 3796.
Turno: matutino e noturno.
Duração: de 10 a 12 semestres.

Estrutura Curricular Vigente

Missão do Curso

O Curso de Direito do IESMA tem como missão preparar profissionais éticos e críticos, capacitados para o exercício das profissões jurídicas, enfatizando a formação técnico-jurídica, humanística e prática, comprometidos com a justiça social.

 

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Direito do IESMA assegurará, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania, consoante o que dispõe o Art. 3º, caput, da Resolução CNE/CES nº. 9, de 29/09/2004.

O profissional do Direito deve receber em sua formação um mínimo de habilidades e competências, consideradas a realidade concreta de seu campo de atuação e as diversas possibilidades de sua inserção no mundo do trabalho, sendo ainda, observadas as expectativas sociais e as possibilidades institucionais apresentadas para a sua formação.

Assim, o Curso de Graduação em Direito do IESMA, possibilitará no perfil específico do graduando, a formação do profissional do Direito que revele, no mínimo, as seguintes habilidades e competências:

a) leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;

b) interpretação e aplicação do Direito;

c) pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e outras fontes do Direito;

d) adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;

e) correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;

f) utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;

g )julgamento e tomada de decisões;

h) domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

 
Rua São Pedro, 11 - Jd. Cristo Rei - CEP: 65907-070 - Imperatriz-MA - (99) 2101-0202 |::| Todos os diretos reservados à UNISULMA.