Title
 
 
UNISULMA

A extensão universitária, enquanto parte fundamental do tripé que configura o pensar e o fazer universitário, consiste no processo de socialização do conhecimento e na retroalimentação do processo proveniente da sociedade. Além da boa formação dos estudantes, a faculdade tem na extensão a possibilidade de contribuir mais diretamente para o desenvolvimento da sociedade, respondendo a questões historicamente levantadas, divulgando e socializando a produção acadêmica para a sociedade, bem como promovendo eventos artísticos e culturais com o objetivo de instigar o espírito criativo e estético da sociedade imperatrizense. Um dos grandes desafios deste momento histórico diz respeito à convivência entre diferentes, o que só é possível por meio do diálogo, do respeito, do conhecimento e do reconhecimento do outro. Partindo dessa premissa, o IESMA compromete-se com uma política institucional de inclusão, respeito à diversidade e prática da solidariedade, na medida em que estabelece as seguintes metas relativas à extensão:

1. Fortalecer a política de extensão da IES com foco na responsabilidade social, por meio da implantação de projetos com ênfase na atenção a públicos prioritários, tais como criança e idoso, atendendo demandas da sociedade local na área de serviços e fortalecendo a articulação teoria-prática e a experiência cidadã da comunidade acadêmica.

2. Priorizar projetos de extensão, preferencialmente vinculados às disciplinas dos cursos de graduação, voltados para o atendimento das necessidades sociais emergentes, relacionadas com as áreas de inclusão social, educação e cidadania, saúde coletiva e meio ambiente, com foco no desenvolvimento sustentável, fortalecendo assim o ensino.

3. Manter e aperfeiçoar a promoção de atividades culturais e esportivas que contemplem a formação estética e o bem-estar do aluno na perspectiva da cidadania.

4. Ampliar a divulgação da produção científica proveniente dos eventos institucionais em nível de extensão que apresente resultados sociais relevantes, preferencialmente em revista científica da IES.

5. Instituir revista eletrônica que priorize as produções e relatos das experiências oriundas dos projetos de extensão e ensino.

6. Promover, pelo menos uma vez ao ano, um evento preferencialmente interdisciplinar relacionado às temáticas de inclusão e/ou diversidade, na Instituição.

7. Avaliar, anualmente, a oferta dos projetos de extensão e demais eventos acadêmicos promovidos pela IES, e, mediante demanda e indicações da Avaliação Institucional, manter, alterar e propor novos projetos com o fim de aprovação orçamentária e a conseqüente aprovação e inclusão no orçamento.

Atualmente o IESMA desenvolve os seguintes projetos de extensão: Clique para listar.

 
 
 
 
 
 
 
Jornal Unisulma
Última Edição